quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Por que ser apenas mais um?


Não são muitas as histórias que começam ruins e terminam boas e essa por sorte está indo muito bem.

Para fechar com chave de ouro a série de matérias sobre o "tour" em Santa Catarina, trazemos a vocês um dos carros que mais se destacaram em 2012 e também, não é para menos, acompanhe a história dessa bela Saveiro a seguir.


Se você é um "rato de internet", que frequenta diversos forums e curte diversas paginas automotivas no facebook, é mais que certo que conhece essa Saveiro Cross, ano 2010, calçada em belas redondas BBS LM 18x8,5" na dianteira e 18x10"!! na traseira, fora um sistema de suspensão a ar que deixa qualquer gringo boquiaberto!




Após sofrer um acidente feio de moto que assustou toda a sua família a ponto de exigirem o afastamento do mundo das duas rodas, Jean Lucas Isotton, Designer de Interiores, natural de Concórdia/SC e residente na linda cidade de Balneário Camboriú/SC, vendeu a moto, juntou o dinheiro que guardava na poupança e por gostar de picapes, em Janeiro de 2011 estava prestes a comprar uma Megane Grand Tour ou uma Saveiro Surf, porem no dia do negócio, ambos os carros haviam sido vendidos, eis que surgiu um conhecido que precisava vender uma Saveiro Cross com apenas 1000 quilômetros rodados e um preço agradável, após um empréstimo familiar, ele virou o feliz proprietário de uma Saveiro Cross 2010 preta, a mesma que estampa esta matéria!


Um ano depois, após ter reparado alguns defeitos, sem dividas, com um dinheirinho sobrando e um bom emprego, o cara não teve duvidas, estava na hora de sair da originalidade, mas ao invés de colocar suspensão fixa e rodas replicas das originais dois aros maiores, ou um jogo de cromadas qualquer, passou de setembro a novembro de 2011 pesquisando tendências, salvando fotos, buscando inspirações e já tendo uma ideia do que queria, decidiu que estava na hora de buscar fornecedores.


Por intermédio de Carlinhos Pazianotto DKC/DKC Garage), Jean conheceu a  MSR Rodas Especiais , uma breve troca de emails e foi a fábrica, conhecer a empresa, os processos e as pessoas, mostrou e explicou a sua ideia, de que as rodas deviam ter no mínimo duas peças e para a felicidade da nação, recebeu um SIM, a partir dai era só escolher o modelo, que ele próprio projetou em 3D, com tudo escolhido, pago e o 3D pronto para fazer os moldes, era só aguardar os três meses previstos.


Jean é um cara muito detalhista e atento aos detalhes e para tudo sair como o planejado, reservava um final de semana do mês para ir a Curitiba ver o andamento das rodas. Isso foi o motivo de ter durado ONZE MESES a fabricação das rodas, pois a cada visita, aconteciam uma ou mais mudanças no projeto, até chegar no ponto certo, bom, essa espera valeu apena, concordam?



Chegamos a outro ponto importante, a SUSPENSÃO, até abril de 2012, iria ser utilizado um sistema Coilover (Suspensão de Rosca ou Regulavel), mas o culpado da mudança foi o grande amigo Krystoffer Ely (Kingz Garage/ Palio "Camelo"), que foi o responsável por todo o trampo da suspensão. Encarregado pelo desenho do cilindro com saídas na lateral, mais uma vez é o próprio Jean, o suporte foi cortado como o desenho por Felipe Damasio, outro membro do Kingz, o banho de cobre dos suportes são da autoria de Sheldon Schaefer. Muitas dicas vindas de Stevan Galera (DKC) e Arved Kloumberg também contribuíram muito com o andamento do projeto.



Tudo nos conformes e com o Bubble Gun Treffen 4 chegando e as rodas prontas, estava na hora de decidir os pneus que seriam usados, então entraram em cena os 205/40 nas rodas dianteiras que deixaram um leve stretch e na traseira foram montados os 215/45 na traseira, seguindo o modo mais radical e seguro possível, revela Jean. Com tudo pronto, estava na hora de ir para o BGT4, uma ótima viagem de ida com o pessoal do LOWMANIACS para Águas de Lindóia/SP  e sem dúvidas, foi um dos carros que mais "posou" para fotos no estande do DKC no evento. Final Feliz!! Mas não acabou por ai, em 2013 tem muito mais e o próximo projeto já esta sendo encaminhado!


Jean, continue sendo o cara humilde e detalhista que você é! Trocamos muita ideia em Janeiro e namoral cara, continue assim por muuuito, mas muuuito tempo! 2013 promete hein!

























Ficha Técnica
Saveiro Cross  2010
Opcionais: Ar-condicionado, Bluetooth, comando no volante...

Modificações: 

Amortecedores dianteiro de Polo com menos 5 cm. Amortecedores traseiros feitos sob encomenda, 10 cm mais curtos e 1,5 mais estreitos. Ponta de eixo traseira de 8 cm. Bolsas Rodanny, solenoides VTO, tubulação em cobre 3/8, compressor 100%. 

Motor: original até agora.

Rodas: 18x8,5 frente, 18x10 atrás. Offset - 38 (dianteiro) offset - 20 (traseiro). Feito sob encomenda na MSR.


Pneus: Nankang 205/40 (dianteiro), Dunlop 215/45 (traseiros)

Interior: Totalmente original, só com 1 kit 2 vias de 6" de 160 RMS da MTX Audio. Um kit 2 vias de 5" de 120 rms da mtx. Um subwoofer Kicker Solobaric l7 12". 750 rms. Um modulo roadstar 1200d, pro sub. E um modulo Roadstar.

Exterior: Paralamas, longarina e molduras trabalhadas, só. Película G5 em tudo menos no para-brisa.

Texto e fotos: Flávio Beutler
Vídeo: Flávio Beutler, Krystoffer Ely, Julian Vier, Jean L. Isotton.

Agradecimentos especiais:
Bernardo Pastore, Krystoffer Ely, Felipe Damasio, Julian Vier, Lucas Piki, Ademir Feliski, Ronaldo Brunetti, Stevan Galera, Carlinhos Pazianotto, Arved Kloumberg, Fábio Monteiro, Sheldon Scherfer, Rafael Kriot, pessoal da Rodas de Liga-Leve, todos os membros do fórum do Dirty Kids Crew, pessoal do Kingz Auto Group e um agradecimento muito especial ao Gerson e a Marlete da MSR, que são pessoas na qual eu tenho sorte de terem se transformados em grande amigos e por ultimo mas não menos importante quero agradecer a minha família, principalmente meu pai, que até pro BGT4 ele foi e que inclusive ficou famoso. 
O apoio de todos vocês, amigos e parentes, foram de certeza um dos fatores determinantes para chegar nessa loucura que cheguei e na qual eu devo muito a todos vocês. Muito OBRIGADO! - Jean Lucas. Isotton




0 comentários: